quarta-feira, 9 de maio de 2012

[PAUTA] Em maio, o Caraguá Jazz Festival irá reunir músicos da região em três dias de apresentações gratuitas


Quinze shows já estão na programação do evento


No mês de maio, Caraguatatuba recebe o 1º Caraguá Jazz Festival. O evento será realizado nos dias 24, 25 e 26, das 18h às 23h, na praça de eventos (região central), com entrada franca. O Caraguá Jazz Festival é uma iniciativa da Associação Popatapataio de Arte e Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, e irá promover um encontro de artistas locais bastante conhecidos e populares no Litoral Norte, além de contar com a participação de convidados de outras cidades.
De acordo com Eduardo Frois e Daniel Forjaz, idealizadores do projeto cultural, o objetivo é criar um espaço de democratização da arte, fomento à produção musical local e valorização da classe artística da região. “Neste ambiente de festa e confraternização, queremos compartilhar com a comunidade momentos culturais de descontração, boa música, alegria e arte”, ressalta Forjaz.
Segundo a organização, o caráter de “Jazz Festival” não limitará a participação apenas para grupos de Jazz e está aberta também para diferentes estilos musicais, seja MPB, samba, choro, blues, jazz, entre outros. Além disso, todos os grupos e artistas participantes não estão cobrando nenhum tipo de cachê, tudo para apoiar solidariamente a iniciativa. Cerca de quinze apresentações já fazem parte da programação do evento, entre elas estão a Caraguá Big Band, Duo de dois, Cordas Brasileiras, Sexteto Caiçara, Amplitude Valvulada, Fernanda Leturia, Projeto Difusa, Tons de verde, Choro Elétrico, Duda Neves, Marcos Davi e Cláudio Machado, Aqui tem choro, Banda M.U.T.E e os alunos da Escola de Música E-Brasil.


A Associação Popatapataio de Arte e Cultura
A Associação Popatapataio de Arte e Cultura é uma organização não governamental sem fins lucrativos, com sede em Caraguatatuba, que tem entre seus objetivos promover a produção artística regional. Existente desde 2010, com um trabalho voltado à formação cultural, a associação é mantenedora do grupo Popatapataio Jovem, que oferece oportunidade de aperfeiçoamento teatral gratuito para 16 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, em Caraguatatuba.
A associação também caminha em diretrizes baseadas na formação de público e a democratização do acesso aos bens culturais, realizando diversas apresentações teatrais gratuitas em bairros carentes do município, onde normalmente as políticas de cultura não chegam.
Em 2011, a Associação passou a desenvolver projeto visando a agregação dos produtores culturais da região, trazendo à cena a Primeira Mostra Independente de Teatro do Litoral Norte, que reuniu 15 grupos de diversas cidades do Litoral Norte de São Paulo e Vale do Paraíba, com cerca de 100 artistas e um público com mais de 1.000 pessoas.
Em 2012, o foco foi expandir a ideia de democratização da cultura, criando outros projetos, como o Riso Solidário, onde um grupo de 12 clowns visitam frequentemente a Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba, levando alegria e entretenimento aos pacientes dos diversos setores do hospital. Ainda este ano a Associação pretende realizar o Fórum de Cultura, o Encontro Regional de Autores – que resultará numa publicação regional  e o Caraguá Jazz Festival, um encontro de Música Popular com a participação de músicos de nossa cidade e convidados.


A abertura do festival de música fica por conta da "Caraguá Jazz Big Band", de Caraguatatuba (Foto: Divulgação)

Programação
Dia 24 (quinta-feira)
18h - Abertura oficial com Caraguá Jazz Big Band (Caraguatatuba)
19h - Duo de dois (violão e guitarra - Caraguatatuba)
20h - Cordas Brasileiras (Choros, valsas e sambas - Ilhabela)
21h - Sexteto Caiçara – (Sexteto de Sopro - Ubatuba)
22h - Amplitude Valvulada (Blues e Rockabilly - Caraguatatuba)

Dia 25 (sexta-feira)
18h - Alunos do E-Brasil (Jazz e Fusion - Caraguatatuba)
19h - Fernanda Leturia (MPB - Caraguatatuba)
20h - M.U.T.E. - (Acid Jazz – Caragutatuba)
21h - Projeto Difusa - (World Music – São Sebastião)
22h -Tons de verde – (MPB, Samba e Choro – Ilhabela)

26 (sábado)
18h - Luana Mascari (Piano Jazz – Caraguatatuba)
19h - Choro Elétrico (Choro – Caraguatatuba)
20h - Duda Neves (Recital de Bateria - São Paulo)
21h - Marcos Davi e Cláudio Machado (duo de violão e baixo – São Paulo)
22h - Aqui tem choro (Choro – Santos)


Acompanhe os projetos da Associação Popatapataio:
Curta a Página no Facebook: www.facebook.com/
AssociacaoPopatapataio




Atendimento à imprensa:
Mayara Peixoto
Assessora de imprensa - Assoc. Popatapataio
Skype: mayarapeixoto

MayPress - Eventos & Comunicação
com
facebook.com/agenciamaypress | @maypress

Nenhum comentário:

Postar um comentário