terça-feira, 10 de setembro de 2013

2º Caraguá Jazz Festival acontece no final de setembro


A 2ª edição do Caraguá Jazz Festival está marcada para acontecer entre os dias 27 e 29 de setembro, na Praça de Eventos, em Caraguatatuba. O evento é um projeto cultural idealizado e realizado pela Associação Popatapataio de Arte e Cultura.
A programação é gratuita e está em fase de fechamento, mas já são de 18 bandas confirmadas a se apresentarem em horários variados, buscando atender diversos públicos.
Em parceria com da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Oficina Cultural Altino Bondesan, de São José dos Campos, o evento conta com a apresentação especial da banda Benoit Decharneux Electric Band, que deve encerrar o festival. O quarteto liderado pelo belga Benoit Decharneux traz uma fusão do jazz com rock, funk, blues e MPB. A banda é formada por Benoit Decharneux (guitarra), Raul de Sá (teclados), Henrique Macedo (baixo) e Elias Pontes (bateria).
De acordo com Daniel Forjaz, organizador do evento e presidente da associação, a grande motivação do projeto é a criação de um espaço de democratização da arte. “Propomos um encontro com artistas do Litoral Norte já muito conhecidos e populares na região, além de alguns convidados de outras cidades. Queremos oferecer apreciação musical de forma livre e gratuita, com total acessibilidade”, ressalta.
Sobre o caráter de “Jazz Festival”, Eduardo Fróis, curador do evento, explica que ele não se limita ao estilo musical, mas que considera o jazz como um conceito artístico e musical que reúne diversos estilos populares de música. “Todos aqueles que quiserem mostrar seu trabalho, seja MPB, samba, choro, blues, jazz, ou outro, terão seu espaço. Seja instrumental ou não”, esclarece.
A associação é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que mantém entre seus projetos o Grupo Popatapataio Jovem de Teatro, que oferece gratuitamente oportunidade de aperfeiçoamento teatral para crianças, jovens e adultos da cidade e a MIT – Mostra Independente de Teatro, entre outras ações voltadas para a valorização e estímulo da produção artística na região.

Jazzinho para crianças
Considerando a importância da música na formação das crianças, este ano o Caraguá Jazz Festival terá espaço especial para o público infantil. No “Jazzinho”, haverá apresentações musicais e teatrais, além de atividades de entretenimento, aproximando-as de estilos musicais próprios para sua faixa etária, estimulando a apreciação artística e a musicalização infantil.


Mostra Fotográfica
Mesclando música e arte, a 2ª edição do Caraguá Jazz Festival traz também uma Mostra Fotográfica Regional, que contará com a participação de 20 fotógrafos do Litoral Norte. Cada artista terá seu espaço para apresentar fotos de suas cidades e de coberturas de atividades artísticas.
Este acervo criado será exposto num grande varal, que retomará o antigo hábito dos fotógrafos de colocar suas fotos recém-reveladas para secar em pequenos varais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

Parcerias
Como o evento não conta com leis de incentivo, a organização busca firmar parceria com os  empresários da cidade para realização do festival. De acordo com Forjaz, todos os custos decorrentes da logistica, alimentação e ajuda de custo são de responsabilidade da associação.
O projeto já conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Oficina Cultural Altino Bondesan, do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, de comércios e empresários locais.



Confira a programação completa






Serviço
Evento: 2ª Caraguá Jazz Festival
Data: 27, 28 e 29 de setembro de 2013.
Local: Praça de Eventos – Centro – Caraguatatuba/SP.
Horário das apresentações: dia 27 e 28 a partir das 18h; dia 29 a partir das 19h.
Censura: Livre – Entrada Franca
Informações: (12) 9749-5978 | ciapopatapataioteatro@gmail.com


PROGRAMAÇÃO CARAGUÁ JAZZ FESTIVAL 2013
27/09 - sexta-feira
19h – Dry Martini´s (Caraguá)
20h – Classe A Jazz Trio (Caraguá)
21h – Maricelma Borges (Caraguá)
22h – Sexteto Golden Brass (Caraguá)
23h – Gaijin Sentai (Caraguá)

28/09 - Sábado
15h – The Sheeps Trium (E-Brasil)
16h – Choro elétrico (Caraguá)
17h – Beto di Franco (Ilhabela)
19h – Caraguá Jazz Big Band (Caraguá)
20h – Duda Neves e convidados (S.Sebastião)
21h – Ana Luísa Quarteto (Caraguá)
22h – João Terra e banda (São Paulo)
23h – Amplitude Valvulada (Caraguá)

29/09 - Domingo
15h – JAZZINHO - Um momento dedicado às crianças, com programação musical infantil.
17h – Soul Jazz (E-Brasil)
18h – Pratica de Bandas E-Brasil (um espaço para os futuros Jazzistas)
19h – Zé Maria e convidados (Caraguá)
20h – Kroma – quarteto de guitarras (São Paulo)
21h – Benoit Decharneux Elektric Band (São José dos Campos)

*Programação sujeita à alteração



Informações para imprensa
Mayara Peixoto - Agência MayPress
(12) 3883-3913 | imprensa@maypress.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário