segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sua empresa nas redes sociais: Página ou Perfil no Facebook?

Boa tarde queridos leitores,

Tenho participado de discussões sobre o uso de redes rociais pelas empresas. Em uma das conversas com amigos da área de comunicação, surgiu o assunto sobre a exclusão de alguns perfis de empresas. Achei um tema bem interessante para dividir com vocês.

Já ficou claro que não dá mais para ficar de fora. Mesmo não contendo um perfil ou página é bem provável que sua marca já esteja rolando na rede, por meio de algum usuário.
A interatividade e o feedback dos consumidores tem feito com que muitas empresas adotem essas redes como uma grande ferramenta de marketing. Se antes elas usavam o Orkut, agora é a vez do Facebook.
Mas para adentrar no universo "Facebookiano", é necessário observar algumas características. A primeira dificuldade entre os iniciantes é diferenciar o perfil de uma página.
A similaridade do Facebook com o Orkut é grande, mas devemos nos atentar para algumas particularidades. No Orkut, por exemplo, as empresas criavam perfis e administravam sua divulgação e comunidades através dele.
No Facebook, a lógica é um pouco diferente. Ao criar um perfil, o próprio sistema avisa que empresas devem criar Páginas (Fan Page). Uma das características da Fan Page é que ela pode ser administrada por um ou mais usuários. Para criar uma página é necessário ser representante legal daquela marca, conforme o aviso contido no facebook. Assim são evitados os Fakes.
É possível encontrar alguns relatos de empresas que perderam seus perfis no Facebook após denuncias, pois como é previsto que o perfil seja apenas para pessoa física, eles tem a liberdade para deletar perfis que representem empresas.
Portanto, o ideal é criar uma página. Além de evitar problemas, a Fan Page oferece muito mais benefícios e aplicativos. Veja:

Limite de amigos:
No Perfil sua empresa terá o limite de 5000 “amigos” e quando atingir este limite o que você vai fazer? Criar um segundo perfil e colocar o primeiro como “lotado”? Na Página você pode passar dos milhões sem nenhum problema, pois o usuário precisa apenas “Curtir” sua Fan Page.

“Aceitar pedido” Vs “Curtir”:
Coloque-se no lugar do internauta. É mais fácil pedir para “ser amigo” de uma empresa e ficar aguardando a resposta sobre a solicitação ou simplesmente “curtir” e aproveita todo o conteúdo disponível na hora? Acho que “curtir” é bem mais simples, não é? Além do mais, desta forma você seleciona seu público alvo, pois apenas as pessoas que se interessam por seu serviço ou produto irão “Curtir” sua Página.
Sem falar da inconveniência. Não tem nada pior numa Rede Social do que receber “solicitação de amizade” de uma empresa que você nunca viu...

Dificuldade para gerenciamento múltiplo:
Enquanto no perfil você vai ser obrigado a deixar um usuário e senha compartilhados com outras pessoas, no sistema de Página você pode dividir a administração. Basta você selecionar o usuário e “tornar administrador”.

O sistema é semelhante:
A utilização da Página é semelhante a de um Perfil, portanto não deve haver dificuldades em gerenciar uma Fan Page. A única diferença é o Foco, pois enquanto o perfil é voltado para pessoas, a Página foi criada para empresas e instituições.

Personalização:
Através do FBML você pode criar diversas aplicações e personalizar a sua página. O grande avanço que o FBML traz a uma página é o fato de possibilitar o uso de HTML e a marcação FBML, especial do Facebook.

Estatísticas:
Está talvez seja umas das principais razões para a utilização de uma página, a possibilidade de obter mais dados sobre os seus visitantes. O Facebook oferece algumas ferramentas incríveis para você mensurar e conhecer o seu público. Através da página de Insights você tem um painel muito completo de informações sobre os visitantes de suas páginas. Você tem acesso a informações sobre a página, como o aumento de “curtidas”, de visualizações e como anda o retorno da página. Sem contar as informações sobre o público e sobre as interações.

Minha empresa tem um Perfil, e agora?
O Facebook lançou uma ferramenta que permite que usuários convertam seus perfis pessoais em páginas oficiais, transformando todos seus amigos em pessoas que curtiram a página.
A ideia da conversão é ajudar quem criou um perfil antes da criação das páginas ou lançou um perfil pessoal para um blog ou um pequeno negócio e, agora, está sofrendo com as limitações que esse modelo possui, como o limite máximo de  5.000 amigos, por exemplo, mas tem medo de começar uma página do zero e perder contatos.
A ferramenta já está disponível para todos. Ao migrar, a foto de perfil será transferida e aproveitada e todos os amigos se tornarão pessoas que gostam da página. Todo o conteúdo do perfil, incluindo fotos e posts no mural vão desaparecer.
Quem quiser migrar mas não quer perder tudo que já publicou, uma ideia é baixar todo o conteúdo do perfil a ser convertido com a ferramenta de download do Facebook. O processo não tem volta, ou seja, não é possível converter uma página em um perfil pessoal.

Como migrar?
Para migrar, basta fazer o login normalmente. Verifique que sua empresa já possui um subdomínio para facilitar o acesso (www.facebook.com/suaempresa).
Se ainda não tiver, vá em Configurações de Privacidade e escolha seu nome de usuário. Pense em algo simples, de fácil memorização e escrita, pois será a forma mais fácil de encontrar e divulgar sua página.
Obs.: após migrar não será mais possível alterar o nome de usuário, portanto confira se o novo link está funcionando perfeitamente.
Ainda na página de “Configurações de Conta”, acesse “Baixe suas Informações” e solicite que o Facebook faça um backup. Isto manterá salvas as informações como fotos, álbuns, mensagens e posts, pois não são transferidas no processo de migração. Siga as orientações dadas pelo próprio Facebook.
Conectado na conta do perfil que deseja migrar, acesse o link:  www.facebook.com/pages/create.php?migrate. Aparecerá a página de criação da Fan Page com as opções de Negócios Locais ou Lugar, Empresas, Organizações ou Instituição, Marca ou Produto (é o mesmo procedimento para criar uma Página). Escolha a que melhor representa o seu objetivo e preencha os dados necessários. Clique em 'ok' e pronto: seu perfil virou uma Página de Fãs mantendo o mesmo URL.

Precisa de orientação?
Se você precisa de um auxílio para montar a Fan Page de sua empresa ou quer ajudar para transformar seu Perfil em Página, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo.
Nós prestamos assessoria, treinamento, desenvolvemos estratégias de marketing e gerenciamos contas em diversas redes sociais. Para mais informações, entre em contato com a MayPress.

Fontes e referências:

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