sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Participação especial: As dores e as delícias de ser assessor de imprensa


No final de julho, Mayara Peixoto participou de uma coluna no jornal Gazeta Regional, de Caçapava. A diretora da MayPress falou sobre os desafios de realizar a assessoria de imprensa em eventos culturais.

Confiram o texto na íntegra!


As dores e as delícias de ser assessor de imprensa

Antes de começar a falar sobre assessoria, gostaria de agradecer imensamente o carinho da Isa e da Alessandra. Nos conhecemos durante o meu primeiro trabalho no Super Verão, em 2009, e desde então mantivemos o contato. Vocês são maravilhosas, é sempre um prazer colaborar com vocês.
Bom, primeiramente preciso dizer que o trabalho em comunicação tem diversas funções, sendo uma delas a assessoria de imprensa. Nesta coluna vamos falar especificamente das características deste serviço em eventos artísticos e culturais.
Diante deste cenário é indispensável entender que por mais que exista planejamento (e ele deve existir!), eventos são feitos de surpresas e contratempos, sendo necessário estar sempre pronto para enfrentá-los.
Para um assessor, é imprescindível ter consciência de que imprensa é (ou deveria ser), o seu maior aliado. A mídia espontânea gera credibilidade ao evento, isso é fato!
Por este motivo, um dos pesadelos dos assessores é o credenciamento de imprensa. Mas, para tornar as coisas mais simples o ideal é estabelecer regras, principalmente quando o evento tem vários dias. Se for preciso recusar alguma solicitação de credenciamento, seja franco com o repórter, exponha sua dificuldade e nunca deixe um veículo sem retorno! 
Recepcione-os no dia do evento, esclareça as dúvidas, exponha as normas, oriente. Quando o evento envolver entrevistas com bandas e cantores, o cuidado deve ser redobrado. Entre em contato com a assessoria do artista com antecedência, verifique a possibilidade do atendimento, o horário e as regras para que tudo ocorra de forma tranquila. Deixe claro ao repórter que por mais que essa entrevista seja importante, pode haver mudanças. Artistas e produtores são imprevisíveis!
Trate os profissionais da imprensa sem distinção e privilégios entre eles. Aceite críticas e sugestões, mas mantenha o controle sempre. Identifique a imprensa com credenciais e comunique-se com a equipe de segurança, pois é muito importante que eles estejam atentos à movimentação de repórteres e fotógrafos. Procure anotar quais são os veículos que estão participando do evento para que você possa fazer o contato pós show.
Um dos problemas enfrentado pelas assessorias acontece quando o repórter chega de surpresa, querendo “cobrir” o evento. Eu já perdi as contas de quantas passei por isso. Nestes momentos, o bom senso e o respeito pela profissão valem para ambas as partes. Analise suas possibilidades e tome a decisão que achar mais coerente com seu trabalho, deixando claro que você vai acompanhar as publicações posteriores. Não tenha medo de cobrar o repórter no dia seguinte e se ele te disser que a pauta caiu, entenda que isso realmente pode acontecer. Uma conversa com o editor do veículo pode ajudar bastante.
É claro que essas dicas provêm de experiências que tive, mas cada situação, cada evento, cada organização, tem suas peculiaridades. Gostar do que se faz, também ajuda muito, principalmente se você precisar enfrentar uma maratona de shows!
Aproveite os contatos que irá fazer e estabeleça um relacionamento saudável e respeitoso com a imprensa, isso é essencial para que o trabalho e o evento seja um sucesso!
Espero que tenham gostado desta coluna “especial”. Quem desejar entrar em contato comigo é só acessar o blog da minha agência www.agenciamaypress.blogspot.com. Beijos! @mayara_peixoto.

Mayara Peixoto é formada em Produção Multimídia com especialização em eventos e edição de vídeo. Atualmente está cursando o 2ª ano de jornalismo e é diretora da MayPress, agência de comunicação sediada em Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo.




Espero que tenham gostado!

Equipe @maypress

Nenhum comentário:

Postar um comentário