A Gauge, consultoria de inteligência digital, realizou um estudo para
responder essa pergunta. Durante mais de dois meses, a
equipe da Gauge fez análises em páginas de empresas no Facebook, empregou
questionários e fez pesquisas focais para produzir um relatório que discute as
várias faces da presença dos brasileiros na maior rede social do mundo.
Alguns
dos destaques do estudo mostram que as pessoas que curtem as páginas de suas
marcas preferidas no Facebook ainda possuem várias demandas não atendidas.
Os conteúdos leves de humor, por exemplo, não agradam a todos os públicos, e a
falta de uma disposição verdadeira das empresas para se relacionar ainda deixam
muitos brasileiros frustrados.
Uma
descoberta importante do estudo é que as mulheres dominam interações com as
marcas e se sentem muito mais à vontade para se relacionar com elas. Mesmo nas
páginas de cervejarias e de bebidas alcoólicas, terreno socialmente mais
masculino, elas são maioria. Segundo o estudo, as mulheres publicam, em média,
7 posts por dia, enquanto os homens realizam em média 5 publicações diariamente
no Facebook.
Confira
alguns pontos que destacamos do estudo e um infográfico especial feito por
Lucas Moschione, da equipe do Scup Ideas:
O que as
principais marcas estão fazendo no Facebook?
A maioria
das marcas ignora em suas páginas dois pontos decisivos nas redes sociais:
relacionamento e conteúdo adequado para cada público. O estudo apontou que a
Skol, o Guaraná Antártica e o banco Itaú são exemplos de marcas no caminho
certo nas mídias sociais. As empresas publicam posts ligados ao cotidiano,
permeados pelo bom humor e sem necessidade de textos longos. Mensagens leves e
capazes de atrair pessoas de todas as idades são o ponto forte das páginas
dessas empresas.
Quais são
os hábitos diários das pessoas que curtem as páginas de marcas?
Muitas
marcas apostam no conteúdo de humor como principal forma de interação, mas o
estudo revelou que este tipo de publicação capta a atenção principalmente do
público com menos de 25 anos. Os usuários acima dos 26 anos buscam
principalmente informação ao curtir uma página de uma marca no
Facebook. 36% deles buscam páginas que tenham a ver com profissão e
estudo, enquanto apenas 17% desse grupo curte páginas de humor.
Quais a
relações que os usuários têm com as marcas fora do ambiente virtual?
40% das
pessoas curtem páginas de marcas que trazem lembranças de momentos das suas
vidas e do seu cotidiano, enquanto 65% delas compartilham conteúdos que as
fazem lembrar de pessoas próximas. A presença no diaa a dia das pessoas é
fundamental para o sucesso das marcas nas redes sociais: 74% dos usuários do
Facebook curtem apenas páginas de produtos que consomem cotidianamente.
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Fonte: www.ideas.scup.com | Texto: Thiago Costa
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