terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

[Redes Sociais] O que os brasileiros querem no Facebook?



A Gauge, consultoria de inteligência digital, realizou um estudo para responder essa pergunta. Durante mais de dois meses, a equipe da Gauge fez análises em páginas de empresas no Facebook, empregou questionários e fez pesquisas focais para produzir um relatório que discute as várias faces da presença dos brasileiros na maior rede social do mundo.
Alguns dos destaques do estudo mostram que as pessoas que curtem as páginas de suas marcas preferidas no Facebook ainda possuem várias demandas não atendidas. Os conteúdos leves de humor, por exemplo, não agradam a todos os públicos, e a falta de uma disposição verdadeira das empresas para se relacionar ainda deixam muitos brasileiros frustrados.
Uma descoberta importante do estudo é que as mulheres dominam interações com as marcas e se sentem muito mais à vontade para se relacionar com elas. Mesmo nas páginas de cervejarias e de bebidas alcoólicas, terreno socialmente mais masculino, elas são maioria. Segundo o estudo, as mulheres publicam, em média, 7 posts por dia, enquanto os homens realizam em média 5 publicações diariamente no Facebook.
Confira alguns pontos que destacamos do estudo e um infográfico especial feito por Lucas Moschione, da equipe do Scup Ideas:

O que as principais marcas estão fazendo no Facebook?
A maioria das marcas ignora em suas páginas dois pontos decisivos nas redes sociais: relacionamento e conteúdo adequado para cada público. O estudo apontou que a Skol, o Guaraná Antártica e o banco Itaú são exemplos de marcas no caminho certo nas mídias sociais. As empresas publicam posts ligados ao cotidiano, permeados pelo bom humor e sem necessidade de textos longos. Mensagens leves e capazes de atrair pessoas de todas as idades são o ponto forte das páginas dessas empresas.

Quais são os hábitos diários das pessoas que curtem as páginas de marcas?
Muitas marcas apostam no conteúdo de humor como principal forma de interação, mas o estudo revelou que este tipo de publicação capta a atenção principalmente do público com menos de 25 anos. Os usuários acima dos 26 anos buscam principalmente informação ao curtir uma página de uma marca no Facebook. 36% deles buscam páginas que tenham a ver com profissão e estudo, enquanto apenas 17% desse grupo curte páginas de humor.

Quais a relações que os usuários têm com as marcas fora do ambiente virtual?
40% das pessoas curtem páginas de marcas que trazem lembranças de momentos das suas vidas e do seu cotidiano, enquanto 65% delas compartilham conteúdos que as fazem lembrar de pessoas próximas. A presença no diaa a dia das pessoas é fundamental para o sucesso das marcas nas redes sociais: 74% dos usuários do Facebook curtem apenas páginas de produtos que consomem cotidianamente.


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Fonte: www.ideas.scup.com | Texto: Thiago Costa

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