Rede social deu mais destaque às fotos e aos
conteúdos visuais. Mark Zuckerberg reuniu a imprensa em evento nos Estados
Unidos.
O presidente-executivo do Facebook, Mark
Zuckerberg, apresentou nesta quinta-feira (7), em evento para a imprensa na
Califórnia (EUA), o novo feed de notícias da rede social, que passou a destacar
mais as fotos e os conteúdos visuais. O novo design estará disponível aos
usuários de desktop a partir desta quinta (7). Nos tablets e celulares, a
novidade chegará nas próximas semanas.
“O
feed de notícias se tornou algo voltado para as fotos. Mais de 50% do feed são
fotos e conteúdos visuais”, explicou Zuckerberg. A companhia decidiu aumentar o
tamanho das imagens também pela qualidade das fotos feitas pelos aparelhos
hoje, sejam celulares ou máquinas fotográficas.
Conforme o anúncio, todas as novidades
estarão disponíveis na versão do Facebook para desktop e para celulares. O novo
design foi criado com inspiração na versão móvel da rede social, o que permite
que a tela e a experiência de uso sejam as mesmas em qualquer dispositivo.
“Nosso
objetivo é criar um jornal personalizado para os usuários. Tem que ser social e
ter conteúdo de diversos veículos do mundo, além das atualizações de amigos.
Tem que ter uma página inicial e deve seguir até as pequenas coisas que o
usuário deseja ver, como notícias e informações de amigos”, disse Zuckerberg no
início da apresentação.
O conteúdo do novo feed de notícias será
personalizado para o usuário. Cantores que ele gosta e sites que acessa, por
exemplo, serão mostrados para destacar as notícias mais compartilhadas ou as
que têm maior relevância para ele. Uma aba chamada "Following", que
fica no topo da página, permitirá escolher temas como esportes, games e música.
Nela, o usuário poderá acompanhar posts de pessoas, empresas, páginas e sites
em um só lugar.
No caso da música, será possível ver o que
os artistas estão publicando, o que os amigos estão escutando e quais shows vão
acontecer em breve. A aba “Following” estará em ordem cronológica para que o
usuário não perca nada. O novo feed também ganhou um filtro para ajudar o
usuário a encontrar o conteúdo que deseja.
Para acompanhar a mudança, o álbum de fotos
do Facebook também foi reformulado, apresentando imagens maiores e que contam
uma história. Ao compartilhar uma notícia, a imagem também será maior,
destacando a importância da notícia em si. O Facebook adicionará o logotipo da
empresa que produziu o conteúdo sendo compartilhado. A imagem de perfil também
ganhou um aumento de tamanho, facilitando ao usuário mostrar sua foto, mas isso
também serve para páginas de empresas, restaurantes e cafés.
Publicidade
De acordo com Julie Zhuo, diretora de design
do Facebook, o novo visual se aplica a todos os conteúdos postados na rede,
incluindo anúncios publicitários. “O redesenho responde ao retorno que tivemos
dos usuários. Tentamos apresentar um design melhor que se aplica a todos os tipos
de conteúdo. Tudo se aplica a novos formatos, incluindo publicidade”, afirmou a
diretora de design em entrevista por telefone na tarde desta quinta-feira.
De acordo com Julie, o novo feed de notícias
foi testado por menos de 1% dos usuários do Facebook e será liberado aos poucos
para todos. “Não temos uma data específica de quando todos os usuários terão o
novo feed”, disse Julie, em entrevista por telefone na tarde desta
quinta-feira.
O Facebook ainda não tem planos para
expandir a área de música para outros temas como livros ou filmes.
Apesar da inspiração nos tablets e
smartphones – os novos ícones da barra lateral foram inspirados na versão móvel
do Facebook - o novo feed de notícias começa a ser liberado primeiro no
desktop. A razão, conforme Julie, envolve a aprovação do aplicativo em
diferentes sistemas operacionais.
Fonte: Do G1, em São Paulo
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