terça-feira, 19 de abril de 2011

Assessoria e as novas mídias

Definir estratégias para reforçar a marca do cliente é um dos desafios na hora de se trabalhar a comunicação integrada. Na assessoria de imprensa o trabalho de tornar o cliente uma fonte de informação através dos veículos de comunicação consiste em desenvolver temas através de pautas e textos em formato jornalístico (press release) a fim de divulgar a empresa na mídia, fazendo com que ela possa alcançar seus objetivos comerciais.
O que acontece é que muitas vezes esse trabalho é confundido com publicidade. A assessoria de imprensa tem o objetivo de fortalecer a marca do assessorado, fazendo dele uma fonte de informação espontânea, dando ao cliente mais credibilidade diante da sociedade.
No entanto, muito tem se discutido sobre a funcionalidade dos releases diante do surgimento da web 2.0 e das novas mídias e da utilização das redes sociais pelas assessorias de imprensa.
Essas novas formas de comunicação trazem uma grande mudança e exigem muita adaptação. Novas linguagens, podcasts, vídeos e feedback instantâneo, como reunir tudo isso sem causar confusão na cabeça de quem vai ler?
Veículos de comunicação e empresas têm aderido as redes sociais, e ai fica a pergunta: Como os assessores de imprensa devem atuar na web?
É preciso conhecer o negócio, saber contextualizar as diversas formas de linguagem e principalmente, monitorar e saber gerenciar possíveis crises, pois ao entrar numa rede social a empresa dá voz ao consumidor e é preciso estar preparado para receber esse retorno. Muitas assessorias de imprensa já tem se adaptado as necessidades do mercado 2.0, garantindo a visibilidade e credibilidade dos seus clientes.
Por isso, antes de se cadastrar em redes sociais, o ideal é analisar o mercado, saber onde estão seus consumidores (e aqueles em potencial) e quais as melhores redes para sua empresa. Se você tiver dúvidas sobre aderir ou não essa nova tendência, o melhor é não começar.
Leia, se informe melhor sobre o assunto, procure um profissional para auxiliá-lo a tomar a melhor decisão. Porque pior do que não estar na rede é ter que abandoná-la no meio do caminho.

Colhi 3 artigos bem legais sobre o tema.





Leiam, aproveitem e comentem.
@maypress

Nenhum comentário:

Postar um comentário