domingo, 19 de fevereiro de 2012

[Redes Sociais] Marketing Digital nas Redes Sociais


Há muito tempo a internet e sua WEB 2.0 deixaram de ser apenas apetrechos interessantes para retenção e fidelização de clientes de uma empresa. Hoje em dia é fundamental incluir o marketing digital no planejamento de comunicação, pois a globalização criou um novo perfil de consumidor, que utiliza a web são só para avaliar produtos e serviços, mas também para adquiri-los.
No entanto, não basta somente criar um perfil no Twitter ou uma Fan Page no Facebook e incluir conteúdo institucional, links de vendas, preços e fotos de produtos. Para conquistar os primeiros seguidores/fãs muitas vezes é necessário combinar uma série de ações de marketing e comunicação, além do conteúdo, que é fundamental. Se você conhece seu público fica mais fácil selecionar o que postar, não se esqueça de que suas postagens devem ser interessantes, relevantes e informativas. No meio de tanto conteúdo, a criatividade também é um quesito bastante importante e sua empresa pode se destacar com isso.
Utilize imagens, vídeos e frases curtas. Se o assunto for extenso faça ligações com seu site ou blog, afinal o usuário de internet é ágil, corre os olhos pela página e seleciona somente aquilo que lhe interessa.  

Os canais da sua empresa precisam ser uma boa fonte de informação para o seu seguidor/fã. Muitas vezes você precisa incentivá-lo a consumir de forma subliminar, oferecendo informação relevante e criando um vínculo com ele, um relacionamento. Engajamento não é só um resultado do seu trabalho, é uma meta a ser atingida. Não basta ter um milhão de seguidores no Twitter ou Likes no Facebook se apenas 10% deste número corresponde ao seu público alvo. Volume só é importante quando está aliado a qualidade de público e de conteúdo.
Algumas vezes as redes sociais são visualizadas como algo “extra”, no entanto o uso dessas plataformas deve estar incluído no planejamento estratégico de sua empresa, deve fazer parte das ações de comunicação. Muitas marcas já possuem perfis efetivos, estruturados e engajados, mas elas não são a maioria. No Brasil, as empresas e comércios ainda enfrentam muita resistência por parte de seus diretores conservadores, no entanto, muitas vezes a falta de conhecimento é o que leva ao preconceito com relação ao marketing digital. Outra barreira é a falta de profissionalismo com que muitas empresas tratam as novas mídias. Investir em profissionais que entendem como funcionam as plataformas e os mecanismos de comunicação e marketing é fundamental para obter retorno deste trabalho. Criar um perfil e jogar conteúdo sem critérios, sem personalização, sem monitoramento e sem conhecimento de público com certeza irá resultar em um projeto falho.
Contratar um profissional que entenda de comunicação e redes sociais, monitorar sua marca, mapear seus Hubs Sociais, trabalhar em parceria com os setores da empresa, criar uma política para uso das redes sociais, analisar quais os canais tem a ver com seu público alvo e produzir conteúdo com frequência. Esses são apenas alguns passos para execução de um bom trabalho de marketing digital nas redes sociais.



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