Hoje queremos dividir com vocês um texto super bacana do site
Comunicadores. Você sabia que existem regras para realização de promoções no
Facebook? Pois é, mas elas existem e tem muita gente não sabe!
No artigo você poderá conferir algumas dessas regras e soluções práticas
e eficientes para superar essas "barreiras". Assim você pode fazer seu sorteio
ou promoção conforme os padrões corretos e profissionais! Não se esqueça que você deve zelar
por sua marca nas redes sociais, respeitando sempre o seu consumidor. Boa leitura!
Equipe MayPress
Postado por Lucas Pereira em Tutoriais
(...) Agora, é a hora de falar sobre a criação de concursos e promoções
no Facebook, de acordo com as leis brasileiras e com as regras da rede social
mais usada no mundo.
Pra começar: é proibido fazer promoções que usem os recursos nativos do
Facebook. Sabe aquelas ações de “compartilhe esse post”, ou “a foto mais
curtida ganha”? Pois é, elas são proibidas, e podem resultar na suspensão da
sua conta.
Promoções no Facebook não podem usar recursos nativos da rede social.
São proibidas aquelas ações de “compartilhe para participar”, ou “a foto mais
curtida, ganha”. Toda promoção deve ser feita através do uso de um aplicativo
externo, nem que seja um simples formulário onde o usuário irá responder a sua
pergunta ou enviar uma imagem (no caso de um concurso cultural).
Para criar uma aba com um formulário, ou um aplicativo, você pode usar
algumas opções gratuitas de iframe (como o IFrame Static Tab ou Statick HTML)
o ou pagas, como o Shortstack (que
também tem uma versão gratuita).
Abaixo, uma lista do que pode e o que não pode, segundo as regras do
Facebook.
Seguindo as guidelines (regras) do Facebook:
- É obrigatório que os usuários sejam avisados que a promoção não tem
nenhuma relação com o Facebook. Ex: coloque no rodapé da aba ou aplicativo, um
texto do tipo: “Essa promoção não é organizada ou administrada pelo Facebook”.
- Um aviso que os participantes estão fornecendo informações para a
marca e não para o Facebook.
- Você não pode condicionar a participação dos usuários a nenhum dos
recursos do Facebook, a não ser os de curtir a página, fazer check in em um
local ou se conectar ao seu aplicativo.
- Mas curtir a página não pode servir como registro do participante na
promoção. Após dar o like, o participante deve ser apresentado a alguma forma
de inscrição (como um formulário), além de, obrigatoriamente, ter as regras da
promoção a sua disposição para consulta. O mesmo vale para promoções que
envolvem check-ins em locais.
- Não é permitido usar qualquer um dos recursos básicos do Facebook (Ex:
o botão de curtir) como mecanismo de votação.
- O comunicado oficial não deve ser dado aos vencedores, através do
Facebook.
- Toda promoção deve ter um conjunto de regras (regulamento), e ele deve
estar disponível para consulta.
- As promoções devem ser administradas através de aplicativos.
(Fonte: http://goo.gl/YT3Qe )
Eaí, gostaram?
Esperamos ter colaborado para uma melhor utilização da ferramenta!
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário