quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Como fazer Promoções no Facebook?


Hoje queremos dividir com vocês um texto super bacana do site Comunicadores. Você sabia que existem regras para realização de promoções no Facebook? Pois é, mas elas existem e tem muita gente não sabe!
No artigo você poderá conferir algumas dessas regras e soluções práticas e eficientes para superar essas "barreiras". Assim você pode fazer seu sorteio ou promoção conforme os padrões corretos e profissionais! Não se esqueça que você deve zelar por sua marca nas redes sociais, respeitando sempre o seu consumidor. Boa leitura!

Equipe MayPress


Postado por Lucas Pereira em Tutoriais

(...) Agora, é a hora de falar sobre a criação de concursos e promoções no Facebook, de acordo com as leis brasileiras e com as regras da rede social mais usada no mundo.
Pra começar: é proibido fazer promoções que usem os recursos nativos do Facebook. Sabe aquelas ações de “compartilhe esse post”, ou “a foto mais curtida ganha”? Pois é, elas são proibidas, e podem resultar na suspensão da sua conta.
Promoções no Facebook não podem usar recursos nativos da rede social. São proibidas aquelas ações de “compartilhe para participar”, ou “a foto mais curtida, ganha”. Toda promoção deve ser feita através do uso de um aplicativo externo, nem que seja um simples formulário onde o usuário irá responder a sua pergunta ou enviar uma imagem (no caso de um concurso cultural).
Para criar uma aba com um formulário, ou um aplicativo, você pode usar algumas opções gratuitas de iframe (como o IFrame Static Tab ou Statick HTML) o  ou pagas, como o Shortstack (que também tem uma versão gratuita).
Abaixo, uma lista do que pode e o que não pode, segundo as regras do Facebook.

Seguindo as guidelines (regras) do Facebook:

- É obrigatório que os usuários sejam avisados que a promoção não tem nenhuma relação com o Facebook. Ex: coloque no rodapé da aba ou aplicativo, um texto do tipo: “Essa promoção não é organizada ou administrada pelo Facebook”.

- Um aviso que os participantes estão fornecendo informações para a marca e não para o Facebook.

- Você não pode condicionar a participação dos usuários a nenhum dos recursos do Facebook, a não ser os de curtir a página, fazer check in em um local ou se conectar ao seu aplicativo.

- Mas curtir a página não pode servir como registro do participante na promoção. Após dar o like, o participante deve ser apresentado a alguma forma de inscrição (como um formulário), além de, obrigatoriamente, ter as regras da promoção a sua disposição para consulta. O mesmo vale para promoções que envolvem check-ins em locais.

- Não é permitido usar qualquer um dos recursos básicos do Facebook (Ex: o botão de curtir) como mecanismo de votação.

- O comunicado oficial não deve ser dado aos vencedores, através do Facebook.

- Toda promoção deve ter um conjunto de regras (regulamento), e ele deve estar disponível para consulta.

- As promoções devem ser administradas através de aplicativos.


Eaí, gostaram?
Esperamos ter colaborado para uma melhor utilização da ferramenta!
Qualquer dúvida, estamos à disposição!

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